quinta-feira, 11 de julho de 2013

Software Educacional e Objetos de Aprendizagem


Avaliação de Software Educativo

Avaliador:
Franqueline Silva Ferreira
Nome do software:
VRUM - “ Aprendendo sobre o trânsito”
Objetivos educacionais:
- ensinar alunos a crescerem como bons pedestres e motoristas responsáveis;
       - é um jogo digital de caráter educativo que possibilita a crianças e adolescentes absorverem as principais regras de trânsito de forma divertida e intuitiva.
Acesso/Download:

Classificação (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Apresentação
1
Pode ser usado para apresentar um amplo conteúdo educativo relacionado ao trânsito
Consulta
3
mais de 30 regras de trânsito além de estimular a reflexão sobre os diversos aspectos de trânsito
Pergunta/resposta
0

Tutor inteligente
0

Construção
1
com foco na construção de uma cultura de paz no espaço público e do respeito entre todos os componentes do trânsito.
Jogo
2
permite que o jogador fique atento a detalhes do processo mesmo que ele ainda não esteja na Auto Escola.
Simulação
2
O jogo utiliza estratégia de simulação em ambiente tridimensional colocando o jogador em situações da vida real como pedestre, motociclista e motorista
Micromundo
3
o aluno é levado para dentro de uma cidade virtual fictícia de Santa Fé com o trânsito em andamento.
Programação
0

Comunicação
1
- seu conteúdo é baseado nas Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) .
- garante fidelidade absoluta às regras do processo de habilitação
Cooperação
0

Usabilidade (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Presteza
2
O ambiente conduz o usuário, a agilidade do programa é compatível. Ponto negativo: necessita a instalação.
Agrupamento
3
A interface facilita a navegação por todo o ambiente.Os itens são apresentados de forma bem organizadas e agrupadas.
Feedback imediato
2
Ofeedbacké eficiente e preciso, e acontece de forma imediata.
Ações explícitas
2
O ambiente só faz aquilo que lhe foi solicitado.
Controle do usuário
3
O usuário controla a navegação de várias formas (mouse e teclado), possibilitando o andamento das funções pré-determinadas.
Consistência
3
O ambiente fácil de aprender,
Significado
3
Os termos são bem expressivos e claros.
Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Lembrar
3
Permite absorver as principais regras de trânsito de forma divertida e intuitiva.

Entender
3
Entender todo o funcionamento do trânsito.
Aplicar
2
Permite ao personagem vivenciar o dia a dia de motoristas, motociclistas e pedestres.
Analisar
3
Permite analisar do dia a dia das diversas situações do trânsito.
Avaliar
2
Permite se autoavaliar a crescerem como bons pedestres e motoristas responsáveis.

Criar
0




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