Software Educacional e Objetos de Aprendizagem
Avaliação de Software Educativo
Avaliador:
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Franqueline
Silva Ferreira
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Nome
do software:
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VRUM
- “ Aprendendo sobre o trânsito”
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Objetivos
educacionais:
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ensinar
alunos a crescerem como bons pedestres e motoristas responsáveis;
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é um jogo digital de caráter educativo que possibilita a
crianças e adolescentes absorverem as principais regras de
trânsito de forma divertida e intuitiva.
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Acesso/Download:
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Classificação
(3-sempre, 2-muitas
vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco”
– ainda sem avaliar).
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Apresentação
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1
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Pode
ser usado para apresentar
um amplo conteúdo educativo relacionado ao trânsito
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Consulta
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3
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mais
de 30 regras de trânsito além de estimular a reflexão sobre os
diversos aspectos de trânsito
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Pergunta/resposta
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0
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Tutor
inteligente
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0
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Construção
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1
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com
foco na construção de uma cultura de paz no espaço público e
do respeito entre todos os componentes do trânsito.
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Jogo
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2
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permite
que o jogador fique atento a detalhes do processo mesmo que ele
ainda não esteja na Auto Escola.
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Simulação
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2
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O
jogo utiliza estratégia de simulação em ambiente tridimensional
colocando o jogador em situações da vida real como pedestre,
motociclista e motorista
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Micromundo
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3
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o
aluno é levado para dentro de uma cidade virtual fictícia de
Santa Fé com o trânsito em andamento.
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Programação
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0
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Comunicação
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1
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seu
conteúdo é baseado nas Diretrizes Nacionais da Educação para o
Trânsito do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) .
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garante
fidelidade absoluta às regras do processo de habilitação
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Cooperação
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0
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Usabilidade
(3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se
aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
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Presteza
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2
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O
ambiente conduz o usuário, a agilidade do programa é compatível.
Ponto negativo: necessita a instalação.
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Agrupamento
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3
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A
interface facilita a navegação por todo o ambiente.Os itens são
apresentados de forma bem organizadas e agrupadas.
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Feedback
imediato
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2
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Ofeedbacké
eficiente e preciso, e acontece de forma imediata.
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Ações
explícitas
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2
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O
ambiente só faz aquilo que lhe foi solicitado.
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Controle do
usuário
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3
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O
usuário controla a navegação de várias formas (mouse e
teclado), possibilitando o andamento das funções
pré-determinadas.
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Consistência
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3
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O
ambiente fácil de aprender,
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Significado
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3
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Os
termos são bem expressivos e claros.
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Aprendizagem
(3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se
aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
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Lembrar
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3
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Permite
absorver as principais
regras de trânsito de forma divertida e intuitiva.
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Entender
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3
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Entender
todo o funcionamento do trânsito.
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Aplicar
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2
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Permite
ao personagem
vivenciar o dia a dia de motoristas, motociclistas e pedestres.
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Analisar
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3
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Permite
analisar do dia a dia das diversas situações do trânsito.
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Avaliar
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2
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Permite
se autoavaliar a crescerem como bons pedestres e motoristas
responsáveis.
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Criar
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0
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